-
Arquitetos: Atelier Shantanu Autade, Studioboxx
- Área: 185 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Abhijeet Ghospurikar
-
Fabricantes: Alfa glass, American Standard, Simpolo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa proposta está localizada na vila de Dhotre, em Maharashtra, Índia. Ela começou com estudos sobre a economia rural local, os quais mostram uma grande queda no crescimento econômico há muitos anos. Os agricultores não têm garantia de ganhos após a colheita e esta casa lida diretamente com a questão da economia rural e a moradia. A forma proposta é uma experiência para explorar a ideia de expandir a casa assemelhando-se à atitude do agricultor, onde ele compromete as coisas essenciais devido à incerteza e tende a adquiri-las parcialmente.
A casa é composta por duas formas conectadas por um corredor coberto sendo que uma delas é construída por meio de uma abordagem experimental de construção econômica que inclui:
- Construção de concreto até a base
- Paredes de sustentação em tijolo com conexão trançada
- Piso industrializado apoiado em alvenaria
- Cobertura de telhas shingle (telhado leve)
Um protótipo que captura as realidades de um estilo de vida, na interseção entre o tradicional e o moderno, nem rural nem urbano. Este projeto propõe estratégias para uma forma construída acolhedora, adaptativa e inovadora, seguindo a pesquisa sobre abordagens incrementais para a construção, demonstrando uma resposta rural adequada. Esta casa olha de perto para a vida de um agricultor e narra sua ideia de vivê-la, “METADE É MAIS!!!!”
Falar sobre o bloco proposto é mostrar uma transição de um espaço social diverso para um espaço privado singular que se assemelha à forma da casa dos antigos Havelis do norte e as casas de Chettinad no sul da Índia. Esta casa é destinada ao agricultor, que procura um espaço pleural para acomodar muitas coisas. No contexto rural, o limiar/ varanda desempenha um papel importante pois está conectando com o mundo exterior. A varanda é um espaço cinético fundamental da casa por causa de seus múltiplos usos ao longo do dia.
O pátio permite que a casa respire e abra caminho para a luz do sol. Ele fornece um quarto adicional que pode ser usado para armazenar grãos, para se reunir com amigos, dormir, etc. A cobertura do pátio é coberta com vidro reciclado que retém o calor no topo, enquanto a parede paralela em ambos os lados é perfurada, o que permite que o ar aquecido flua. Uma árvore colocada no pátio fornece sombra e mantém o espaço úmido.
Além do pátio, no andar superior da casa, há dois quartos que ficam em cima da cozinha. Os quartos acima se estendem até o terraço, que está aberto para o céu. Este terraço forma um espaço plural importante, especialmente para as mulheres realizarem várias atividades como produzir alimentos secos, conservas, etc. O terraço permite que a brisa fresca entre na casa durante a noite a partir do oeste. Este projeto discute a ideia de um modelo de casa rural progressivo com recursos limitados e técnicas passivas para controle climático.